segunda-feira, 3 de maio de 2010

Resumo dos GAE's de 1 a 4!!!

-GAE1:

No primeiro GAE, estudamos comandos básicos de PascaL para fazer desenhos e cálculos básicos, como por exemplo o termômetro. Neste GAE o desafio mais fácil foi o "Faça você mesmo 5". O mais difícil e que eu mais gostei foi de desenhar o cubo que era o "Faça você mesmo 10". O desafio que eu menos gostei deste guia foi também o "Faça você mesmo 5", pela facilidade, mesmo assim foi muito interessante.

-GAE2:

Neste GAE praticamos o desenvolvimento de algoritmos (que é uma seqüência de instruções bem definidas com a finalidade de chegar a um objetivo). Os algoritmos são freqüentemente escritos antes de um programa para facilitar na visualização da solução de determinados casos. O desafio mais fácil e o que eu menos gostei foi o primeiro "Faça você mesmo", por ser o algoritmo mais fácil, o mais difícil foi o "Faça você mesmo 2", pois foi necessário solucionar o problema primeiro e depois pensar no algoritmo. E o que eu mais gostei foi o desafio final, pois os jogos indicados eram bem interessantes.

-GAE3:

Na GAE3 foram explicados os diversos tipos de variáveis e o comando de repetição FOR, que reduz muito a complexidade do programa, além do seu tamanho.
O desafio mais fácil desta GAE foi o "Passo a passo 1", pois foi necessário apenas declarar algumas variáveis, e seguindo minha tendência anterior, este foi o que eu menos gostei de fazer. O desafio que eu tive mais dificuldade foi o de desenhar a circunferência, pois foi necessária muita tentativa e erro até chegar a um programa que desenhasse um circulo aceitável, continuando a tendência, este foi o que eu mais gostei, pois eu tive que pensar mais.

-GAE4:

Esta GAE foi muito interessante (só para mudar um poquinho o início deste comentário, pois já deve estar entediante tudo começando igual kkkkkk) além de ter sido a mais difícil e demorada. Os conceitos de estruturas de repetição e condição foram introduzidos, além de aprofundarmos um pouco mais no uso das variáveis. O item 2 do "Passo a passo" deste guia foi o mais fácil de fazer. E o mais difícil foi o "Passo a passo" 5 pois foi um programa muito complexo para poder tratar todas as condições exigidas. O desafio mais interessante de fazer foi o programa para desenhar polígonos de n lados. E o que eu menos gostei de fazer foi o "Faça você mesmo 3", pois apesar de ser um programa extremamente fácil de fazer eu apanhei com alguns erros de compilação (erros tolos por sinal!!!).

Quanto às aulas estou gostando muito pois o nível dos trabalhos exigidos está muito interessante. No início estava achando muito básico os trabalhos, mas agora estão apresentando um nível de dificuldade muito maior e está sendo de grande valia para o desenvolvimento dos conhecimentos na área de programação.

sábado, 3 de abril de 2010

Shift e Open Door

No último Guia de Estudo foram indicados dois jogos muito interessantes que muito me agradaram, o link deles segue abaixo:


Gostei muito de ambos os jogos, mas preferi Open Door pois o nível de dificuldade foi muito maior. Este jogo não constava instruções de jogo muito claras, mas os comandas são muito fáceis de se aprender, mas leva algum tempo para se pegar os macetes das portas, como por exemplo para que lado elas abrem, acho que faltou uma explicação prévia sobre isso.

Meu primeiro desenho em PascaL

Um dos primeiros desenhos que eu criei no PascaL foi este cubo que está abaixo:

O código fonte utilizado para gerar este desenho segue abaixo:

begin
pfrente(80);
pdireita(90);
pfrente(80);
pdireita(90);
pfrente(80);
pdireita(90);
pfrente(80);
un;
pdireita(-90);
pfrente(20);
pdireita(-90);
pfrente(20);
ul;
pfrente(80);
pdireita(-90);
pfrente(80);
pdireita(-90);
pfrente(80);
pdireita(-90);
pfrente(80);
pdireita(135);
pfrente(28);
pdireita(45);
un;
pfrente(80);
pdireita(135);
ul;
pfrente(28);
un;
pdireita(-45);
pfrente(80);
pdireita(-135);
ul;
pfrente(28);
un;
pdireita(-135);
pfrente(80);
pdireita(-45);
ul;
pfrente(28);
dr;

end.




terça-feira, 16 de março de 2010

Primeiro Post!!! Análise do teste "Estilo de Pensamento"

Sequencial Concreto (SC):48
Sequencial Abstrato (SA):16
Aleatório Abstrato (AA):32
Aleatório Concreto (AC):48

Eu concordo em partes com estes resultados, pois de fato eu prefiro trabalhar em ambiente quieto, pois eu tenho problemas em me concentrar, gosto de trabalhar na prática, mas tenho uma dificuldade para me lembrar de fórmulas e gosto de trabalhar com a tentativa e erro e gosto de estabelecer minhas próprias metas para para executar minhas tarefas. Todas estas características descritas em SC e AC tiveram a maior pontuação. Mas eu não gosto de trabalhar em grupo, ñ sou muito organizado com meu tempo. Mas em geral o teste foi bem próximo do real.